Pular para o conteúdo principal

Os benefícios do choro

Por Márcio F. Borges

Túmulo de Lázaro, em Betânia (fonte: Wikipedia).
Jesus, sendo plenamente Deus, mas também sendo plenamente ser humano,
chorou (Jo 11.35) por ocasião da morte de seu amigo Lázaro e certamente
por outras questões que participavam do contexto.
Uma nova pesquisa americana revela como chorar pode ajudar, quando os cuidadores chegam aos seus limites: 85% das mulheres e 73% dos homens se sentiam menos tristes e com menos raiva depois de chorar. Em média, as mulheres choram 47 vezes por ano, os homens choram sete vezes por ano.

Segundo essa pesquisa, o choro é não só uma resposta humana para a tristeza e frustração, o choro pode ser saudável. Chorar é um caminho natural para reduzir o estresse emocional que, deixado de lado, afeta negativamente o corpo, inclusive aumentando o risco de doenças cardiovasculares e outros distúrbios relacionados com o estresse. 

Aqui estão cinco razões pelas quais chorar é bom para você:
  1. Chorar alivia o estresse: porque o estresse não aliviado pode aumentar nosso risco de ataque cardíaco e danificar certas áreas do nosso cérebro. A capacidade humana do choro tem valor de sobrevivência.
  2. Chorar abaixa a pressão arterial: chorar nos faz ter pressão arterial mais baixa e coração menos acelerado, menos palpitações.
  3. As lágrimas removem as toxinas: além disso, as lágrimas realmente removem as toxinas do corpo. As lágrimas podem retirar as toxinas que se acumulam durante o estresse emocional.
  4. Chorar reduz o nível de manganês: o simples ato de chorar também reduz, no corpo, o nível de manganês, um mineral que afeta o humor (piora o estresse e ajuda a causar estados depressivos) e é encontrado em até 30 vezes maior concentração em lágrimas do que no soro sangüíneo.
  5. Chorar significa que você é humano: enquanto os olhos de todos os mamíferos são umedecidos e aliviados por lágrimas, somente os olhos dos seres humanos choram em resposta ao estresse emocional. Chorar mostra uma emoção que reconhece os sentimentos que você está tendo. Causa uma catarse e atrai ajuda e compreensão de outras pessoas, principalmente da família.
Assim, da próxima vez que você sentir as lágrimas brotando ou que tenha um nó na garganta, vá em frente, tenha um choro de aliviar o físico e a alma.

Márcio F. Borges
Geriatra
Editor de conteúdo do Portal Cuidar de idosos
Trecho extraído do seu e-book: "Cuidar de Idosos: Família e Profissão".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A experiência de continuar sendo salvo

Convido você a assistir este vídeo onde exponho a mensagem bíblica: "A experiência de continuar sendo salvo".



Gostou do vídeo? Compartilhe no Facebook, no Twitter e nas demais plataformas usando a ferramenta abaixo. Sugira novos temas. Deixe seu comentário abaixo.

FORMATURA CASADOS PARA SEMPRE - Turma IBMA 2012 / 1º Semestre

O Curso "Casados para sempre" tem alcançado pessoas ao redor do mundo todo com uma visão bíblica sobre casamento.
No dia 03 de junho de 2012 tivemos a formatura da primeira turma da Igreja Batista Maysa I, pela graça e bençãos de Deus.

A formatura aconteceu no culto de domingo a noite, e o pastor nos repassou a direção do mesmo, assim fizemos um culto das famílias para Deus. O Senhor nos abençoou com uma Palavra edificante e profunda, confirmando cada vez a suficiência da Bíblia em fornecer toda a direção necessária para a vida humana, sobretudo familiar, por meio da fé em Jesus Cristo, com a ação do Espírito Santo, pela graça de Deus.

Os casais tiveram o momento de testemunhar e cada cônjuge falou aquilo que Deus fez nas suas vidas, o que começou e está continuando. Falaram das aulas que mais gostaram e incentivaram, de livre vontade, os presentes a fazerem o Casados para Sempre. Todos os testemunhos, sem exceção, foram sinceros e demonstraram aquilo que Deus operou por mei…

GRANDES projetos, mas sem DEUS (Julio Oliveira Sanches)

Na vida diária temos muitos detalhes que fazem a diferença para os sucessos que desejamos (no sentido de objetivos serem atingidos). Escrevendo para O Jornal Batista (Ano CXIII, Edição 10), o pastor Julio Oliveira Sanches comentou acerca de grandes projetos que essa era tem feito, mas excluindo Deus, e, portanto, as consequencias colhidas. Preste muita atenção nas suas colocações, pois foi exatamente o que me fez escolher este artigo para a semana. Os destaques são meus. Confira na íntegra abaixo:

Faz parte da natureza corrompida pelo pecado "sonhar” grandes projetos para Deus, mas sem respaldo da aprovação divina. Uma tentativa de comprar os favores divinos e compensar os pecados não confessados e não perdoados. Deus não é consultado, tampouco participa da elaboração e execução das megalomanias humanas. O nome de Deus é citado como fetiche aprovador das maluquices humanas. Cabe a Deus dar a aprovação final com suas bênçãos para que o sucesso alimente os egos desequilibrados dos q…