Pular para o conteúdo principal

O que são Missões (o “Ide”) e a urgência da Edificação

Missões referem-se às diferentes formas adotadas pelas igrejas para anunciar o Evangelho (que é a própria Missão de Deus: o Pai planejou a Salvação, o Filho a executou e o Espírito aplica a Rendenção nos que creem!). Quando falamos sobre o Evangelho, não estamos discorrendo apenas sobre a fé salvífica inicial, mas a todo o plano de Deus para a Redenção, que inclui a edificação do ser humano na fé uma vez abraçada: “Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos” (Jd 1:3).

Meu coração aperta quando alguns interpretam que o “Ide” (Mt 28.19) é cumprido quando evangelizamos, achando que, uma vez que alguém faça sua decisão por Cristo está tudo certo - quando ainda há toda uma tarefa de edificação pela frente! O teólogo M. J. Erickson escreveu assim:
Uma igreja que prioriza somente a edificação tende a produzir cristãos que sabem muita doutrina bíblica, mas são espiritualmente áridos na vida, porque pouco conhecem da alegria de adorar a Deus e de falar aos outros sobre Jesus Cristo. Mas uma igreja que faça da evangelização sua prioridade, acabará tendo cristãos imaturos que enfatizam o crescimento numérico, mas que possuem cada vez menos [...] maturidade doutrinária e santidade pessoal na vida. 
Muitas pessoas deixam as igrejas e o Caminho do Senhor quando não são edificadas (ganhamos muitas, mas perdemos outras tantas). Além disso, quando falamos de organizações missionárias (de homens, de mulheres, de jovens...) estamos falando, biblicamente, de organizações que devem evangelizar, mas que também devem se ocupar com a obra contínua e árdua de edificação. Neste sentido, quais os problemas das mulheres, homens, jovens e crianças de nossos dias? No que eles precisam ser tratados, em suas características peculiares? Precisamos de mais obras de edificação na Igreja, e isso com profundidade! Amemos missões, porém, segundo o entendimento completo do objetivo: evangelizar, edificar, adorar e, ainda, praticar a ação social. Fazer discípulos, leva uma vida inteira!

"Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém" - Mateus 28:19-20.

Leandro Hüttl Dias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FORMATURA CASADOS PARA SEMPRE - Turma IBMA 2012 / 1º Semestre

O Curso "Casados para sempre" tem alcançado pessoas ao redor do mundo todo com uma visão bíblica sobre casamento.
No dia 03 de junho de 2012 tivemos a formatura da primeira turma da Igreja Batista Maysa I, pela graça e bençãos de Deus.

A formatura aconteceu no culto de domingo a noite, e o pastor nos repassou a direção do mesmo, assim fizemos um culto das famílias para Deus. O Senhor nos abençoou com uma Palavra edificante e profunda, confirmando cada vez a suficiência da Bíblia em fornecer toda a direção necessária para a vida humana, sobretudo familiar, por meio da fé em Jesus Cristo, com a ação do Espírito Santo, pela graça de Deus.

Os casais tiveram o momento de testemunhar e cada cônjuge falou aquilo que Deus fez nas suas vidas, o que começou e está continuando. Falaram das aulas que mais gostaram e incentivaram, de livre vontade, os presentes a fazerem o Casados para Sempre. Todos os testemunhos, sem exceção, foram sinceros e demonstraram aquilo que Deus operou por mei…

GRANDES projetos, mas sem DEUS (Julio Oliveira Sanches)

Na vida diária temos muitos detalhes que fazem a diferença para os sucessos que desejamos (no sentido de objetivos serem atingidos). Escrevendo para O Jornal Batista (Ano CXIII, Edição 10), o pastor Julio Oliveira Sanches comentou acerca de grandes projetos que essa era tem feito, mas excluindo Deus, e, portanto, as consequencias colhidas. Preste muita atenção nas suas colocações, pois foi exatamente o que me fez escolher este artigo para a semana. Os destaques são meus. Confira na íntegra abaixo:

Faz parte da natureza corrompida pelo pecado "sonhar” grandes projetos para Deus, mas sem respaldo da aprovação divina. Uma tentativa de comprar os favores divinos e compensar os pecados não confessados e não perdoados. Deus não é consultado, tampouco participa da elaboração e execução das megalomanias humanas. O nome de Deus é citado como fetiche aprovador das maluquices humanas. Cabe a Deus dar a aprovação final com suas bênçãos para que o sucesso alimente os egos desequilibrados dos q…

Atenção: Novo Blog!

Convido você a visitar meu novo blog: pastorleandro.com.br

Depois de muitos anos usando a ferramenta Blogger/Blogspot, resolvi migrar este trabalho para outra plataforma, passando a utilizar o Wordpress, visando o uso de novas ferramentas.
Sou grato a Deus e aos desenvolvedores da plataforma que usei até aqui por me fazerem aprender muito sobre a arte de blogar.
Convido você a visitar meu novo blog: pastorleandro.com.br
Este blog permanecerá online por tempo indeterminado, uma vez que os mecanismo de busca do Google sempre o localizam e enviam acesso; mas todo o seu conteúdo também está disponível na nova plataforma.
Continuemos a caminhar juntos no novo ambiente online, muito obrigado a você por acompanhar este trabalho, para a glória de Deus!
Pr. Leandro Hüttl Dias pastorleandro.com.br