Pular para o conteúdo principal

Abrindo as Escrituras em Conversas com Jesus (John Pieper)

Caminho de Emaús (Lucas 24:32)
Já alguma vez oraste assim?

"Senhor, deixa-me fazer a diferença para ti totalmente desproporcional àquilo que sou?"

Foi a oração que escrevi na semana passada na margem de um livro lado a lado com uma citação de David Brainerd. Brainerd foi um missionário junto dos índios na Nova Inglaterra há 200 anos atrás. Ele escreveu:

"Oh, que eu possa ser uma labareda de fogo ao serviço do Senhor. Eis-me aqui, Senhor, envia-me; envia-me até aos confins da Terra... envia-me de tudo aquilo que é conforto terreno; envia-me mesmo para a morte se for para o teu serviço e para promover o teu reino."

Brainerd fez a diferença para Deus totalmente desproporcional àquilo que ele era. Era um missionário obscuro na Nova Inglaterra. Morreu com 29 anos. Não era bem conhecido. Era extremamente vulnerável ​​a depressões. Mas sua vida tem inspirado o movimento missionário moderno, talvez mais do que a vida de qualquer outra pessoa nos tempos modernos. E porquê?

Ele estava tão inflamado por Deus que até Jonathan Edwards se sentiu guiado por Deus para colocar a breve carreira missionária de 5 anos de Brainerd e o seu diário num livro. E esse livro mudou o mundo. É impressionante o que Deus pode fazer através de uma vida curta inflamada para a sua glória. O impacto pode ser em total desproporção àquilo que uma pessoa é.

Espero ouvir centenas de vocês a orar assim: "Ó Senhor, permita que eu faça a diferença para ti com total desproporção àquilo que sou". Esta é uma oração que os supostos zé-ninguém deste mundo podem fazer sem temer serem presunçosos. Esta oração tem um aviso: "Eu não sou grande, mas tu, Senhor, és muito grande. E na tua surpreendente soberania podes deixar que a minha vida faça a diferença muito para além das minhas insignificantes capacidades."

Mas qual é a chave para fazer a diferença para Deus? Não será o zelo inflamado por Deus? Por duas vezes Deus perguntou a Elias, "Que fazes aqui, Elias?" E ele por duas vezes respondeu "Tenho sido muito zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos" (1 Reis 19:10, 14). A paixão pela glória do Senhor não é uma regalia dos velhos ou jovens, dos inteligentes ou simples, dos homens ou mulheres. Pode ser o coração de cada santo — se tão somente o quisermos o suficiente para buscá-lo.

Tem origem numa devoção entranhada nas Escrituras. Em Lucas 24:32 os discípulos que haviam falado com Jesus na estrada de Emaús diziam, "Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras?". O fogo do zelo pelo Senhor vem da abertura das Escrituras em conversa com Jesus (=oração).

Pergunta: Se não ardes com o zelo que queres, estás disposto a experimentar uma grande dose, um tempo prolongado, na abertura da Bíblia? Muito honestamente, na minha vida existe uma estreita correspondência entre o tempo e a quantidade da abertura da Bíblia, em oração, e a profundidade, força e calor do meu zelo para com Deus. Sou bastante permeável à mentalidade do Mundo se não tiver doses maciças da Palavra de Deus. Uma igreja na Coréia espera que os seus membros leiam diariamente 5 capítulos da Bíblia e os seus pastores 20 capítulos. A questão é a seguinte: se o quiseres estás disposto a fazeres estas sérias experiências?

Oro para que a igreja de Bethlehem [Igreja cujo autor é o pastor] esteja repleta de pessoas que estejam inflamadas para a glória de Deus e que façam a diferença para Deus numa total desproporção daquilo que são. Oremos uns pelos outros!

Aproximando-me do Fogo contigo,

John Pieper

Título Original: "Fazendo a diferença pelo fogo"
Publicado no Boletim Dominical da Segunda Igreja Batista em Goiânia - SIB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A experiência de continuar sendo salvo

Convido você a assistir este vídeo onde exponho a mensagem bíblica: "A experiência de continuar sendo salvo".



Gostou do vídeo? Compartilhe no Facebook, no Twitter e nas demais plataformas usando a ferramenta abaixo. Sugira novos temas. Deixe seu comentário abaixo.

FORMATURA CASADOS PARA SEMPRE - Turma IBMA 2012 / 1º Semestre

O Curso "Casados para sempre" tem alcançado pessoas ao redor do mundo todo com uma visão bíblica sobre casamento.
No dia 03 de junho de 2012 tivemos a formatura da primeira turma da Igreja Batista Maysa I, pela graça e bençãos de Deus.

A formatura aconteceu no culto de domingo a noite, e o pastor nos repassou a direção do mesmo, assim fizemos um culto das famílias para Deus. O Senhor nos abençoou com uma Palavra edificante e profunda, confirmando cada vez a suficiência da Bíblia em fornecer toda a direção necessária para a vida humana, sobretudo familiar, por meio da fé em Jesus Cristo, com a ação do Espírito Santo, pela graça de Deus.

Os casais tiveram o momento de testemunhar e cada cônjuge falou aquilo que Deus fez nas suas vidas, o que começou e está continuando. Falaram das aulas que mais gostaram e incentivaram, de livre vontade, os presentes a fazerem o Casados para Sempre. Todos os testemunhos, sem exceção, foram sinceros e demonstraram aquilo que Deus operou por mei…

GRANDES projetos, mas sem DEUS (Julio Oliveira Sanches)

Na vida diária temos muitos detalhes que fazem a diferença para os sucessos que desejamos (no sentido de objetivos serem atingidos). Escrevendo para O Jornal Batista (Ano CXIII, Edição 10), o pastor Julio Oliveira Sanches comentou acerca de grandes projetos que essa era tem feito, mas excluindo Deus, e, portanto, as consequencias colhidas. Preste muita atenção nas suas colocações, pois foi exatamente o que me fez escolher este artigo para a semana. Os destaques são meus. Confira na íntegra abaixo:

Faz parte da natureza corrompida pelo pecado "sonhar” grandes projetos para Deus, mas sem respaldo da aprovação divina. Uma tentativa de comprar os favores divinos e compensar os pecados não confessados e não perdoados. Deus não é consultado, tampouco participa da elaboração e execução das megalomanias humanas. O nome de Deus é citado como fetiche aprovador das maluquices humanas. Cabe a Deus dar a aprovação final com suas bênçãos para que o sucesso alimente os egos desequilibrados dos q…