Pular para o conteúdo principal

LIDERANÇA CRISTÃ CONTEMPORÂNEA – Parte 1



Há algo que me preocupa na Igreja de nosso Senhor Jesus Cristo.

Ouvimos falar do “Ide” e constantemente as pregações – mesmo fora dos púlpitos –, contém o lembrete e alerta de que não podemos deixar de evangelizar e fazer missões.

E é assim mesmo!

Contudo, eu observo algo muito preocupante acontecendo (não vai acontecer, já existe). A obra de edificação da Igreja está comprometida. Somos como as grandes operadoras de telefonia do nosso País, que vendem e vendem linhas e mais linhas, mas não dão conta de manter a demanda dos consumidores que abraçam.

Tenho visto preocupado a ênfase que os líderes estão dando ao evangelismo – naturalmente não estou preocupado com o ensino do evangelismo, qualquer pessoa de bom senso vai entender ao que estou dedicando as presentes linhas –. O problema que a Igreja tem hoje – a comparação com as operadoras de telefonia – é a liderança.

Líderes tratam com primazia o evangelizar, às vezes me pergunto se é um amor pela alma, ou apenas paixão pelo dom. Em outros casos não preciso me perguntar: é ganância por números – e a necessidade de fechar o(s) caixa(s). Desculpe a falta de polidez, mas minha polidez não é cega.

Porém, a edificação da Igreja tem sido esquecida. “Temos muitas atividades de edificação”, levantar-se-ão muitos engravatados em defesa do que bati nessas teclas no computador. Mas há um problema: o que chamam de atividades de edificação muitas e muitas vezes são apenas programas... para entreter o crente, para oferecer alguma coisa, para segurar o membro.

Claro que há líderes e instituições sérias – não estou querendo tocar fogo na Igreja. As igrejas históricas, por exemplo, na sua maioria não se enquadram nesta lista. Mas, minha lucidez e clareza têm me causado esse incômodo; eu tenho lido a Bíblia, e tenho visto o que Ela fala. Sei também que não sou só eu.

As novas posições de liderança precisam se preocupar com isso, precisam lembrar que os dons, a propósito, foram dados para edificação do corpo de Cristo, que por sua vez é aumentado pela Grande Comissão – o “Ide” –. Mas, a Palavra não diz somente “Ide”. Não é imperativo apenas isso, a EDIFICAÇÃO é imperativa, um mandamento também. Aliás, o “IDE” inclui fazer discípulos... que é a obra de edificação.

Fazer a obra de Deus não é só ganhar almas, mas é cuidar delas, é edificá-las, ensiná-las  a não serem levadas pelos ventos que batem nas paragens da fé. As igrejas televisivas massificam que fazer a obra e dar fruto é “ganhar almas”, e, repito, às vezes no fundo não é essa preocupação; pode ser ganância de querer ver um projeto crescer, é uma tentação, afinal. Os projetos não são errados, as pregações na TV não são erradas , mas há erro do homem no processo e no conteúdo. Acredito que muitos foram levantados para um trabalho belo de evangelismo, mas... se perderam. Alguns há muito tempo. E, na sua arrogância não querem ouvir os irmãos – arrogância que criticavam nos históricos, que não queriam ouví-los com sua nova abordagem.

Não releguemos o edificar às “programações”, aos eventos, PELO AMOR DE DEUS... PELO AMOR DE DEUS! Os “eventos” são para ocasiões “eventuais”; cometo a redundância para que seja cristalino o apelo.  Eles devem existir são bons.

Precisamos de estudos bíblicos SÉRIOS com acompanhamento SÉRIO das pessoas. Precisamos que o líderes tenham tempo para preparar isso.

Deus nos deu o Cristo, a Cruz, o Espírito e terminou de nos revelar a Sua Palavra; nos ocupemos com Ela! Junto com o Espírito, a Cruz, o Cristo e o Pai. Sem esquecer a oração.

Precisamos não nos moldar a este mundo, não nos distraindo como Satã quer, mas renovar a nossa mente. Mas isso é assunto para outra postagem. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A experiência de continuar sendo salvo

Convido você a assistir este vídeo onde exponho a mensagem bíblica: "A experiência de continuar sendo salvo".



Gostou do vídeo? Compartilhe no Facebook, no Twitter e nas demais plataformas usando a ferramenta abaixo. Sugira novos temas. Deixe seu comentário abaixo.

FORMATURA CASADOS PARA SEMPRE - Turma IBMA 2012 / 1º Semestre

O Curso "Casados para sempre" tem alcançado pessoas ao redor do mundo todo com uma visão bíblica sobre casamento.
No dia 03 de junho de 2012 tivemos a formatura da primeira turma da Igreja Batista Maysa I, pela graça e bençãos de Deus.

A formatura aconteceu no culto de domingo a noite, e o pastor nos repassou a direção do mesmo, assim fizemos um culto das famílias para Deus. O Senhor nos abençoou com uma Palavra edificante e profunda, confirmando cada vez a suficiência da Bíblia em fornecer toda a direção necessária para a vida humana, sobretudo familiar, por meio da fé em Jesus Cristo, com a ação do Espírito Santo, pela graça de Deus.

Os casais tiveram o momento de testemunhar e cada cônjuge falou aquilo que Deus fez nas suas vidas, o que começou e está continuando. Falaram das aulas que mais gostaram e incentivaram, de livre vontade, os presentes a fazerem o Casados para Sempre. Todos os testemunhos, sem exceção, foram sinceros e demonstraram aquilo que Deus operou por mei…

GRANDES projetos, mas sem DEUS (Julio Oliveira Sanches)

Na vida diária temos muitos detalhes que fazem a diferença para os sucessos que desejamos (no sentido de objetivos serem atingidos). Escrevendo para O Jornal Batista (Ano CXIII, Edição 10), o pastor Julio Oliveira Sanches comentou acerca de grandes projetos que essa era tem feito, mas excluindo Deus, e, portanto, as consequencias colhidas. Preste muita atenção nas suas colocações, pois foi exatamente o que me fez escolher este artigo para a semana. Os destaques são meus. Confira na íntegra abaixo:

Faz parte da natureza corrompida pelo pecado "sonhar” grandes projetos para Deus, mas sem respaldo da aprovação divina. Uma tentativa de comprar os favores divinos e compensar os pecados não confessados e não perdoados. Deus não é consultado, tampouco participa da elaboração e execução das megalomanias humanas. O nome de Deus é citado como fetiche aprovador das maluquices humanas. Cabe a Deus dar a aprovação final com suas bênçãos para que o sucesso alimente os egos desequilibrados dos q…