Pular para o conteúdo principal

O HÁBITO DOS CRENTES DE LEVAREM SUAS BÍBLIAS À IGREJA

Na última semana promovemos um culto no lar, com os irmãos da nossa igreja. E eu estava com a incumbência de levar a Palavra. Depois que terminei de preparar a mensagem, percebi que ela poderia ter ficado um pouco grande para um culto doméstico, posto que normalmente usamos um tempo menor do que o utilizado na igreja. Achei melhor, então, colocar todos os versículos numa folha de papel e entregar a cada participante, com o objetivo de facilitar a leitura dos textos e poupar tempo. Ademais, isso ajudaria a uniformizar a tradução bíblica escolhida.

Contudo, um pensamento veio-me à mente. Alguns irmãos poderiam estranhar, afinal, num culto, lemos a Bíblia. Com o propósito de que nada atrapalhasse a mensagem, fiz um esclarecimento, por escrito; antes de colocar os versículos usados, na mesma folha de papel que entreguei. E foi o seguinte:

------------------------------------------

“Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois, receberam a Palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.” - Atos 17:11 ECA (Edição Contemporânea de Almeida).

Queridos irmãos,

Ao longo do tempo a Igreja criou o saudável hábito de levar consigo a Bíblia para todo culto que se fizesse ao Senhor. Uma passagem bíblica para embasar essa atitude foi AT 17:11, citada acima.

Todavia, a ideia do texto não era simplesmente a consulta de versículos isolados numa reunião pública; mas, antes, um exame atento às Escrituras no cotidiano, com base naquilo que lhes era pregado. Tratava-se mais de um estudo bíblico, vamos colocar assim, do que apenas o hábito de conferir, como fazemos hoje nas nossas igrejas. O contexto mostra que esta atitude, diária, levou as pessoas a crerem (v.12)! É isso que um estudo bíblico pode fazer, quando buscamos a Palavra de Deus além da participação abençoada e necessária aos cultos! Vale comentar, ainda, que os bereianos faziam a consulta aos livros do AT (Antigo Testamento); pois, era tudo o que eles tinham, já que o NT (Novo Testamento) ainda não havia sido escrito, isso era para ver se a pregação do Evangelho que recebiam, era de fato o cumprimento das profecias acerca do Messias.

Abaixo estou listando os versículos que vamos usar nesta noite, para facilitar a leitura e o uso da tradução escolhida para a mensagem. Isto não tem a intenção de substituir a consulta à Bíblia. Abaixo está listada a Palavra de Deus, e nada mais. Que isso possa ajudar você a, individualmente, ou em conjunto com outras pessoas, analisar novamente estes textos, ler os seus contextos e verificar se as coisas são, de fato, da maneira que conversaremos nessa noite.

Você tem todos os versículos bíblicos, possui uma Bíblia pessoal e participou do culto. Então pode fazer a junção de tudo isso, edificando e aumentando sua fé: “Consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a Palavra de Cristo.” – Romanos 10:17 NVI. Como os bereianos faziam.

Sejamos nobres na Palavra, pela graça. Em Cristo, seu irmão,

Leandro

------------------------------------------

E, assim, começamos a mensagem no nosso culto no lar. Embora alguns possam achar desnecessário tal zelo, acredito que a Igreja de Cristo tem que ser constantemente cuidada no entendimento da Palavra de Deus – viva – e do uso da Bíblia. Porque, há crentes que levam a Bíblia para a igreja e, depois do culto de domingo, não a abrirão até a próxima semana. Estes, mesmo que portando um exemplar do texto sagrado, estão longe – de fato muito longe – dos bereianos neotestamentários; ainda que confiram letra por letra dos versículos lidos durante os cultos. Estudar a Palavra e ter comunhão com Ela é o “caminho para Beréia”. Por falar nisso... deixe-me ir e estudar a Escritura; pelo menos meditar durante o dia.

Soli Deo Gloria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A experiência de continuar sendo salvo

Convido você a assistir este vídeo onde exponho a mensagem bíblica: "A experiência de continuar sendo salvo".



Gostou do vídeo? Compartilhe no Facebook, no Twitter e nas demais plataformas usando a ferramenta abaixo. Sugira novos temas. Deixe seu comentário abaixo.

FORMATURA CASADOS PARA SEMPRE - Turma IBMA 2012 / 1º Semestre

O Curso "Casados para sempre" tem alcançado pessoas ao redor do mundo todo com uma visão bíblica sobre casamento.
No dia 03 de junho de 2012 tivemos a formatura da primeira turma da Igreja Batista Maysa I, pela graça e bençãos de Deus.

A formatura aconteceu no culto de domingo a noite, e o pastor nos repassou a direção do mesmo, assim fizemos um culto das famílias para Deus. O Senhor nos abençoou com uma Palavra edificante e profunda, confirmando cada vez a suficiência da Bíblia em fornecer toda a direção necessária para a vida humana, sobretudo familiar, por meio da fé em Jesus Cristo, com a ação do Espírito Santo, pela graça de Deus.

Os casais tiveram o momento de testemunhar e cada cônjuge falou aquilo que Deus fez nas suas vidas, o que começou e está continuando. Falaram das aulas que mais gostaram e incentivaram, de livre vontade, os presentes a fazerem o Casados para Sempre. Todos os testemunhos, sem exceção, foram sinceros e demonstraram aquilo que Deus operou por mei…

GRANDES projetos, mas sem DEUS (Julio Oliveira Sanches)

Na vida diária temos muitos detalhes que fazem a diferença para os sucessos que desejamos (no sentido de objetivos serem atingidos). Escrevendo para O Jornal Batista (Ano CXIII, Edição 10), o pastor Julio Oliveira Sanches comentou acerca de grandes projetos que essa era tem feito, mas excluindo Deus, e, portanto, as consequencias colhidas. Preste muita atenção nas suas colocações, pois foi exatamente o que me fez escolher este artigo para a semana. Os destaques são meus. Confira na íntegra abaixo:

Faz parte da natureza corrompida pelo pecado "sonhar” grandes projetos para Deus, mas sem respaldo da aprovação divina. Uma tentativa de comprar os favores divinos e compensar os pecados não confessados e não perdoados. Deus não é consultado, tampouco participa da elaboração e execução das megalomanias humanas. O nome de Deus é citado como fetiche aprovador das maluquices humanas. Cabe a Deus dar a aprovação final com suas bênçãos para que o sucesso alimente os egos desequilibrados dos q…