Pular para o conteúdo principal

SOFRER

Por Leandro Hüttl Dias

É somente um contexto que lhe muda. Um dever a cumprir, uma loja para abrir todos os dias, uma família para sustentar, uma mãe doente para cuidar, um filho com muitas dificuldades na escola...

Por mais conceito de responsabilidade que você tenha, apenas uma situação prática é que nos molda. Por isso Deus nos permite passar por determinadas situações.

Hebreus

5.7
   Ele, Jesus, nos dias da sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da sua piedade,
5.8   embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu
5.9   e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem,

Esta passagem mostra, no v.7 que, em primeiro lugar, Jesus sabia o que estava acontecendo (que estava sofrendo), tanto que chorou e clamou. Depois, no v.8 explica claramente que sua aprendizagem humana foi por vias de sofrimento também. Se foi assim com Cristo, imagine se não será da mesma forma conosco? Perceba, ainda, que nem mesmo por ser filho Ele foi poupado desta experiência. 

Mas, para que?

O v.9 responde que foi para aperfeiçoamento, tornando a vida de Jesus a própria concretização do projeto de Deus para Ele. Não receberemos do Pai a missão de sermos Messias, mas o Messias nos designou missões, e se Ele nos mostrou, como Mestre, que sofrer faz parte do processo; então O seguiremos na missão e na condição humana - com suas sujeições inerentes.

Portanto, tenha paciência com as pessoas que caminham ao seu lado, porque Deus também tem paciência com você. 

O budismo ensina a aceitar todos os sofrimentos como aprendizado; isto não é bíblico, antes, é engano de Satánas. O neopentecostalismo ensina a não aceitar sofrimento nenhum, isto também não é bíblico, acredito tratar-se de um delírio da mente do homem. Fique com o que a Palavra de Deus ensina. 

Pelo que li da Bíblia até hoje, vejo que podemos sofrer por pelo menos três razões:

1 - Sofrimentos são permitidos da parte de Deus, porque, posto que Ele tem um plano para nós, tudo contribuirá para o bem e será didático. Mesmo que saibamos que estamos sofrendo, mas não entendamos o motivo claramente, isto será aperfeiçoamento humano, como o foi o próprio exemplo de Cristo visto acima.

2 - Alguns sofrimentos são trazidos pelo demônio para nos atormentar. Para esses Deus nos deu autoridade para eliminá-los, pelo poder que há no Sangue e no Nome de Jesus.

3 - E há os que são causados por nossas teimosias e escolhas erradas. Quando queremos chegar no mesmo alvo que Deus tem para nós, porém do nosso jeito, no nosso lugar, conosco no controle. Este tipo de rebeldia é um ambiente propício para atrair demônios, pois o passo deles é o oposto do que é correto. Então, mesmo que veja o Diabo na circunstância, não adianta "amarrar" e expulsar. Primeiro é você que deve se arrepender junto ao Pai, pedir perdão e fazer escolhas certas, e Deus limpa seu caminho.

Ao desejar parar de sofrer, primeiro saiba qual sofrimento está passando. Quem pode lhe ensinar a discernir é O próprio Cristo, "porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi Ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna" (HB 4:15-16).

Ele é o amigo mais sincero e poderoso nas horas incertas. Busque-O.

Comentários

  1. Grande Leandro! Ótima reflexão, amigo! Já pensou em fazer teus textos em vídeo? Ficaria muito legal! Às vezes, em forma teatral. heheh... Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Primo, eu já pensei sim.. na verdade estou até improvisando um cenário que é com o aquário de casa no fundo, rsrs... em fase de testes.
    Agora em forma teatral ainda não... ficaria joia, mas envolveria + pessoas e tempo, quem sabe um dia, se assim Deus quiser.
    Abraços! Fica com Deus.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente :) !

Obs.: Caso você tenha dificuldade em publicar seu comentário, verifique o campo Comentar como e selecione Anônimo. Depois, faça seu comentário e assine no final. Pronto! É só aguardar a publicação dele, o que normalmente faço em até 24h.

Postagens mais visitadas deste blog

A experiência de continuar sendo salvo

Convido você a assistir este vídeo onde exponho a mensagem bíblica: "A experiência de continuar sendo salvo".



Gostou do vídeo? Compartilhe no Facebook, no Twitter e nas demais plataformas usando a ferramenta abaixo. Sugira novos temas. Deixe seu comentário abaixo.

FORMATURA CASADOS PARA SEMPRE - Turma IBMA 2012 / 1º Semestre

O Curso "Casados para sempre" tem alcançado pessoas ao redor do mundo todo com uma visão bíblica sobre casamento.
No dia 03 de junho de 2012 tivemos a formatura da primeira turma da Igreja Batista Maysa I, pela graça e bençãos de Deus.

A formatura aconteceu no culto de domingo a noite, e o pastor nos repassou a direção do mesmo, assim fizemos um culto das famílias para Deus. O Senhor nos abençoou com uma Palavra edificante e profunda, confirmando cada vez a suficiência da Bíblia em fornecer toda a direção necessária para a vida humana, sobretudo familiar, por meio da fé em Jesus Cristo, com a ação do Espírito Santo, pela graça de Deus.

Os casais tiveram o momento de testemunhar e cada cônjuge falou aquilo que Deus fez nas suas vidas, o que começou e está continuando. Falaram das aulas que mais gostaram e incentivaram, de livre vontade, os presentes a fazerem o Casados para Sempre. Todos os testemunhos, sem exceção, foram sinceros e demonstraram aquilo que Deus operou por mei…

GRANDES projetos, mas sem DEUS (Julio Oliveira Sanches)

Na vida diária temos muitos detalhes que fazem a diferença para os sucessos que desejamos (no sentido de objetivos serem atingidos). Escrevendo para O Jornal Batista (Ano CXIII, Edição 10), o pastor Julio Oliveira Sanches comentou acerca de grandes projetos que essa era tem feito, mas excluindo Deus, e, portanto, as consequencias colhidas. Preste muita atenção nas suas colocações, pois foi exatamente o que me fez escolher este artigo para a semana. Os destaques são meus. Confira na íntegra abaixo:

Faz parte da natureza corrompida pelo pecado "sonhar” grandes projetos para Deus, mas sem respaldo da aprovação divina. Uma tentativa de comprar os favores divinos e compensar os pecados não confessados e não perdoados. Deus não é consultado, tampouco participa da elaboração e execução das megalomanias humanas. O nome de Deus é citado como fetiche aprovador das maluquices humanas. Cabe a Deus dar a aprovação final com suas bênçãos para que o sucesso alimente os egos desequilibrados dos q…