Pular para o conteúdo principal

VIDA DIÁRIA



Por Carlos McCord

“O problema com a vida é que ela é tão diária!” Um amigo me falou isso certa vez e até hoje eu rio quando lembro. Realmente a vida vem dia após dia. Se não aprendemos a viver um dia de cada vez temos um problema enorme porque é assim que a vida acontece, diariamente!

Quando cada dia termina, com o pôr do sol, Deus está dizendo: “Acabou. Descanse.”


Se não desenvolvermos a capacidade de viver bem no ritmo de cada dia, teremos estresse interno e frustração.

Certa vez minha sogra disse: “Sempre temos que estar em algum lugar então, que estejamos bem onde estamos.” Creio que ela me disse isso porque percebeu a minha ansiedade em não ter chegado onde queria chegar. Hoje quando estou num aeroporto ou no trânsito as suas palavras voltam à minha mente.

O hoje acontece onde eu sempre estou. Devo estar feliz hoje.

Jesus disse que o ritmo da vida é diário. Suas palavras sobre a vida são definitivas e devemos vivê-las.

Mateus 6.25-34 - “Portanto eu lhes digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? “Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘Que vamos beber?’ ou ‘Que vamos vestir?’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.”

Meu amigo disse “O problema com a vida é que ela é tão diária!” Ele estava brincando.

Jesus disse que a oportunidade da vida é diária. Ele não estava brincando!

Comentários

  1. "Vida Diária" agrega a mensagem positiva de impedir a ansiedade pelo o amanhã. Contudo, não devemos nos afastar de "faça por ti que te ajudarei". Não me parece razoável o exemplo das aves se alimentarem sem que tenham contribuido para o plantio das sementes. Por óbvio, alguém pantou para que eles colhessem. E viver "na aba" não acho aconselhável. É evidente que não devemos sofrer pelo amanhã, porém, temos que nos preocupar e salvaguardar o amanhã. Conveniente uma releitura da obra de La Fontaine "A Cigarra e a Formiga".
    Carlos Dias

    ResponderExcluir
  2. Pai, obrigado por sua primeira participação no blog!
    A mesma Bíblia do ensino das aves, na mensagem "Vida diária", ensina acerca da formiga como figura de trabalho muito antes de La Fontaine começar a pensar. "Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio." (PV 6:6) (recomenda-se a leitura de pelo menos o capítulo todo).
    Quanto a alguém ter plantado as árvores para os pássaros colherem, lembremos que por óbvio, ainda, alguém forneceu a semente e as fez crescer, e este alguém é o próprio Deus. Estaríamos vivendo na aba de Deus por isso? O problema do homem é que ele acha que pode fazer tudo independente e dizer "consegui com meu próprio esforço, sozinho" e na realidade ele é dependente de Deus para qualquer resultado. Eu disse qualquer. Por fim, lembremos que para plantar as árvores Deus muitas vezes usa os próprio pássaros, migrando até sementes de uma região para outra. Além de usar o próprio homem, desde o Éden.
    Fato é que Deus abençoa o trabalho do homem que o teme e o busca, de modo que este não precisa viver ansioso pelo amanhã, que é a mensagem de "Vida diária"; diferente daquele que tudo quer conquistar com seu esforço (embora dependa de Deus, admita ele ou não).
    Contudo, entendi sua colocação, e que também vê o exposto acima, pela frase que você citou "faça por ti que te ajudarei" (embora eu não saiba de quem ela é, na Bíblia ela não está).
    Espero termos boas trocas por aqui, certamente você irá enriquecer o diálogo.
    Te amo, fique com Deus,
    Filho.

    ResponderExcluir
  3. Meu Filho Leandro,
    Obrigado por explicitar o seu ponto de vista. Isso é democracia, pois embora não concorde com sua posição, respeito e me coloco como corrente minoritária, em função da sua importante formação academica sobre o assunto.
    Estou sim, orgulhoso desse seu bem elaborado espaço. Parabéns.
    Também te amo
    Carlos Dias
    Pai

    ResponderExcluir
  4. Bom Leandro,

    Na verdade é esforça-te que te ajudarei, o que acredito, tratando-se de sinonímia nao mudar o sentido do pensamento

    "ESFORÇA-TE, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.
    Tão-somente ESFORÇA-TE e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.
    Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
    Não te mandei eu? ESFORÇA-TE, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares." (Josué 1:6-9).
    Fonte :Bíblia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente :) !

Obs.: Caso você tenha dificuldade em publicar seu comentário, verifique o campo Comentar como e selecione Anônimo. Depois, faça seu comentário e assine no final. Pronto! É só aguardar a publicação dele, o que normalmente faço em até 24h.

Postagens mais visitadas deste blog

A experiência de continuar sendo salvo

Convido você a assistir este vídeo onde exponho a mensagem bíblica: "A experiência de continuar sendo salvo".



Gostou do vídeo? Compartilhe no Facebook, no Twitter e nas demais plataformas usando a ferramenta abaixo. Sugira novos temas. Deixe seu comentário abaixo.

FORMATURA CASADOS PARA SEMPRE - Turma IBMA 2012 / 1º Semestre

O Curso "Casados para sempre" tem alcançado pessoas ao redor do mundo todo com uma visão bíblica sobre casamento.
No dia 03 de junho de 2012 tivemos a formatura da primeira turma da Igreja Batista Maysa I, pela graça e bençãos de Deus.

A formatura aconteceu no culto de domingo a noite, e o pastor nos repassou a direção do mesmo, assim fizemos um culto das famílias para Deus. O Senhor nos abençoou com uma Palavra edificante e profunda, confirmando cada vez a suficiência da Bíblia em fornecer toda a direção necessária para a vida humana, sobretudo familiar, por meio da fé em Jesus Cristo, com a ação do Espírito Santo, pela graça de Deus.

Os casais tiveram o momento de testemunhar e cada cônjuge falou aquilo que Deus fez nas suas vidas, o que começou e está continuando. Falaram das aulas que mais gostaram e incentivaram, de livre vontade, os presentes a fazerem o Casados para Sempre. Todos os testemunhos, sem exceção, foram sinceros e demonstraram aquilo que Deus operou por mei…

GRANDES projetos, mas sem DEUS (Julio Oliveira Sanches)

Na vida diária temos muitos detalhes que fazem a diferença para os sucessos que desejamos (no sentido de objetivos serem atingidos). Escrevendo para O Jornal Batista (Ano CXIII, Edição 10), o pastor Julio Oliveira Sanches comentou acerca de grandes projetos que essa era tem feito, mas excluindo Deus, e, portanto, as consequencias colhidas. Preste muita atenção nas suas colocações, pois foi exatamente o que me fez escolher este artigo para a semana. Os destaques são meus. Confira na íntegra abaixo:

Faz parte da natureza corrompida pelo pecado "sonhar” grandes projetos para Deus, mas sem respaldo da aprovação divina. Uma tentativa de comprar os favores divinos e compensar os pecados não confessados e não perdoados. Deus não é consultado, tampouco participa da elaboração e execução das megalomanias humanas. O nome de Deus é citado como fetiche aprovador das maluquices humanas. Cabe a Deus dar a aprovação final com suas bênçãos para que o sucesso alimente os egos desequilibrados dos q…