Pular para o conteúdo principal

...Então o Senhor disse a Samuel: ‘É este! Levante-se e unja-o'.

1 SM 16.12b “... Então o Senhor disse a Samuel: ‘É este! Levante-se e unja-o'.

Acho incrível a maneira como Deus escolheu Davi.

Davi ainda não tinha apresentado poderio militar, obras, realizações; “resultados”.

Um pouco antes Deus havia falado ao Seu profeta: “...o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração”. 1 SM 16:7b

Deus tomou como base o que viu no coração de Davi, e então o escolheu. (A Bíblia mostra que no coração de Davi havia mais do que boas intenções, mas disposição para a Palavra de Deus).

O texto mostra o Senhor escolhendo um rei, pois o que estava reinando naquele momento não agradara ao Senhor. Então Deus enviou Seu profeta para separar e treinar aquela pessoa, Davi, para o momento e tarefa planejados.

Por isso vemos a importância de “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” Provérbios 4:23. Manter o coração limpo, de lascívia, falta de perdão, e afins, não trás apenas paz interior, o que já é bom, mas oportunidades diante de Deus. Se o caso for ao contrário, isso impede de avançar com Ele.

Se o Senhor tem uma tarefa para você, se você foi ungido (separado) para este fim na mente, e no coração de Deus, Ele moverá as circunstâncias para lhe levar exatamente onde quer, “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.” João 15:16.

Deus nos elege para integração, para darmos frutos e como numa árvore para que as pessoas sejam alcançadas e beneficiadas com os resultados – o que nos inclui. Pois, observemos, nós damos frutos, mas colhemos e recebemos frutos também. Davi, o exemplo desta mensagem, beneficiou-se com os resultados de outras pessoas, e isso por toda a sua vida, assim como ele produziu e deu fruto. Às vezes damos mais que recebemos, mas tudo bem, o importante é receber também, para indicar que todos precisam uns dos outros.
Bom, esteja limpo no seu coração, pelos méritos de Cristo, pois você será, e continuará sendo escolhido, são essas boas características do interior que, transbordando para o exterior, serão vistas até pelos homens (MT 5:15-16) para nos momentos certos você passar a mais uma nova etapa de Deus, como com Davi (1 SM 16:18) e José, por exemplo.

Não precisa fazer força quando for um plano do Senhor, o que precisa é se esforçar em cada oportunidade dada, não ache que tudo vai cair do céu. Se você não está se esforçando na oportunidade aberta pelo Senhor, arrependa-se, peça graça, foque-se e vá. Pois, se você ainda está com ela é porque Deus quer que você continue, do contrário Ele já teria lhe tirado, assim como lhe deu. Mas Ele quer o que é bom para você e para quem for participar dos seus frutos.

Mas, esteja aberto para as coisas aconteçam do modo de Deus, não manipule. Não trace de forma independente metas de atuação por si mesmo (PV 3:5), Deus é conselheiro e mostra estratégias para você atuar; Davi venceu assim as suas batalhas (tanto exteriores quanto interiores – vide os salmos!).

Pois Deus quer lhe levar ao bom destino, interna e externamente, mas por caminhos que você não sabe (IS 55:9), porque são os melhores, pois são os da mente divina, não do traçado humano. Confie nEle.

“Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.” Jeremias 29:11.

 Ele cuida de você e da tragetória, Deus é bom e fiel.

Contudo, “Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.” 1 Pedro 1:16.

Siga e vá em paz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A experiência de continuar sendo salvo

Convido você a assistir este vídeo onde exponho a mensagem bíblica: "A experiência de continuar sendo salvo".



Gostou do vídeo? Compartilhe no Facebook, no Twitter e nas demais plataformas usando a ferramenta abaixo. Sugira novos temas. Deixe seu comentário abaixo.

FORMATURA CASADOS PARA SEMPRE - Turma IBMA 2012 / 1º Semestre

O Curso "Casados para sempre" tem alcançado pessoas ao redor do mundo todo com uma visão bíblica sobre casamento.
No dia 03 de junho de 2012 tivemos a formatura da primeira turma da Igreja Batista Maysa I, pela graça e bençãos de Deus.

A formatura aconteceu no culto de domingo a noite, e o pastor nos repassou a direção do mesmo, assim fizemos um culto das famílias para Deus. O Senhor nos abençoou com uma Palavra edificante e profunda, confirmando cada vez a suficiência da Bíblia em fornecer toda a direção necessária para a vida humana, sobretudo familiar, por meio da fé em Jesus Cristo, com a ação do Espírito Santo, pela graça de Deus.

Os casais tiveram o momento de testemunhar e cada cônjuge falou aquilo que Deus fez nas suas vidas, o que começou e está continuando. Falaram das aulas que mais gostaram e incentivaram, de livre vontade, os presentes a fazerem o Casados para Sempre. Todos os testemunhos, sem exceção, foram sinceros e demonstraram aquilo que Deus operou por mei…

GRANDES projetos, mas sem DEUS (Julio Oliveira Sanches)

Na vida diária temos muitos detalhes que fazem a diferença para os sucessos que desejamos (no sentido de objetivos serem atingidos). Escrevendo para O Jornal Batista (Ano CXIII, Edição 10), o pastor Julio Oliveira Sanches comentou acerca de grandes projetos que essa era tem feito, mas excluindo Deus, e, portanto, as consequencias colhidas. Preste muita atenção nas suas colocações, pois foi exatamente o que me fez escolher este artigo para a semana. Os destaques são meus. Confira na íntegra abaixo:

Faz parte da natureza corrompida pelo pecado "sonhar” grandes projetos para Deus, mas sem respaldo da aprovação divina. Uma tentativa de comprar os favores divinos e compensar os pecados não confessados e não perdoados. Deus não é consultado, tampouco participa da elaboração e execução das megalomanias humanas. O nome de Deus é citado como fetiche aprovador das maluquices humanas. Cabe a Deus dar a aprovação final com suas bênçãos para que o sucesso alimente os egos desequilibrados dos q…