Pular para o conteúdo principal

Mulher de fato

O que a mulher deve fazer? O que 'não pode'?


"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm". (1 CO 6:12a).

Vamos ver duas questões deste versículo. A primeira: em que contexto Paulo está falando aqui? Moral. Lógico que é para homens e mulheres; mas é para mulheres também! E o segundo é que a mulher pode fazer qualquer coisa, como está provado na prática, como estão fazendo.

Acredito que hoje não se tenha essa questão da mulher provar que pode fazer, trabalhar, liderar, até ser política, presidente, empresária, engenheira... não se questiona mais a capacidade. Pelo contrário, se requisita.

A questão chave não é competência, mas: papel.

O mesmo Deus e Senhor que deu as capacidades humanas, deu também os papéis aos que receberam competências. Homem e mulher receberam a mesma missão de Deus: dominem a terra, juntos. Para tanto eram necessárias capacidades, e hoje as vemos claramente tanto em homens como em mulheres. Só que são usadas sem norte, e com muito egoísmo, da parte de ambos.

A Bíblia descreve a já conhecida mulher de Provérbios 31. As pessoas querem dizer que o texto bíblico foi escrito num contexto patriarcal e portanto machista. Mas PV 31 não me parece nada machista. Esta mulher trabalha, tem renda financeira e participa com ela na família, empreende, e tudo o mais o que as mulheres reivindicaram a vida toda. Contudo, ela ainda é esposa, mãe e dona de casa sim! Ela tem empregadas, no plural, mas embora delegue muitas das tarefas (hoje à pessoas e/ou máquinas), não as abandona, não esquece o cuidado com o seu lar (sim, ela tem um!). Ela é elogiada, reconhecida socialmente. E ao lerem o texto as pessoas também dizem: "como ela dá conta de fazer tudo isso?". A questão é limites. NÃO POR CAPACIDADE!!! Mas por papéis e PROPÓSITOS, definidos por quem criou: Deus.

Dia desses eu estava numa "saia justa", estávamos minha esposa, sua prima, sua tia e minha sogra. E eu. A conversa foi sobre os homens e as mulheres. Tudo bem, encarei numa boa, conversamos, refletimos, rimos bastante. Falamos de erros e acertos dos homens e das mulheres... E chegamos a um pensamento, para a mulher poder dar conta de tudo: ela deveria trabalhar menos, talvez meio período. CADA CASO É UM CASO.

Entendem? Não por capacidade, mas por cumprimento do papel. Uma cientista acrescenta muito a uma sociedade, mas jamais como uma mãe e esposa. A sociedade precisa de mães e esposas para poder manter a vida humana em patamares aceitáveis (o homem não conseguiria isso, não é papel dele), e Deus deu esta tarefa e papel às mulheres, e inclusive equipou-as com coisas que o homem não tem, como intuição, atuação multitarefa e afins. Contudo, mesmo com essas qualidades, uma mulher com muitas atividades e estas muito longas em tempo, e árduas em cumprimento, não aguenta. É fato.

Além disso é papel da mulher cuidar de um homem, incentivá-lo, ser sua ajudadora. É isso mesmo, ela foi criada para esse fim. No capítulo 11 de 1 Coríntios, Paulo, tratando também do assunto do homem ser o cabeça da mulher, diz a seguir: "Pois o homem não se originou da mulher, mas a mulher do homem; além disso, o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem". (1 CO 11:8-9).  Naturalmente, ele segue informando: "no Senhor, todavia, a mulher não é independente do homem, nem o homem independente da mulher. Pois, assim como a mulher proveio do homem, também o homem nasce da mulher. Mas tudo provém de Deus." (v. 11 e 12), mostrando IGUALDADE de valores entre ambos.  Contudo, seus papéis são diferentes. E ambos estão debaixo de Deus. O que define a masculinidade e a feminilidade é viver de acordo com o projeto original e imutável do criador: o cabeça do homem é Cristo, e o cabeça da mulher é o homem.

Antes que alguém me julgue machista, e que minha mulher deve estar com uma "bola de ferro na cozinha", sugiro que leia dois dos meus posts (e busca pela prática, conforme a graça e misericórdia): 

Vamos partir para a guerra dos sexos, os erros dos homens, e muito mais sobre o assunto, a origem individual de cada caso e problema, as questões de criação e infância... rumando até a raiz de tudo: o Éden. Tanto homem quanto mulher têm que se arrepender, e buscarem a Jesus Cristo. E confessarem que estão errados e são pecadores. Mas homem e mulher, não só o homem (porque a coisa mais difícil às vezes de se arrancar de uma mulher é a confissão de que ela está errada).

A mulher foi criada para o homem. E o homem teve o privilégio de ter uma mulher para ajudá-lo e para ele amar e respeitar. Com a queda tudo ficou 'assim' como vemos, e precisamos consertar aos pés da cruz. E depois caminhar conforme a Palavra, pela graça, com a ajuda do Espírito Santo.

Claro que existem fatos concretizados, como mulheres com filhos cujo homem (que digo que não é homem) abandonou a família e ela precisa trabalhar e sustentar as crianças. Então é full time mesmo. Também hoje há mais mulheres do que homens, isso conta; mas ainda deve ser buscando a Deus para equilíbrio e acerto. Justamente em função da revolução feminina, as mulheres precisam trabalhar para ajudar na vida familiar mesmo, não só por afirmação ou por hobby. Há algumas coisas a se dizer sobre isso. A entrada no mercado de trabalho, além do normal que deveria ser para uma mulher (considerando seu papel bíblico, não machismo) tirou vagas de muitos chefes de família. Contudo, uma das coisas a ser dita é que muitos homens são imbecis mesmo, querem apenas ter o cargo e um gordo salário, então não se esforçam na sua função, perdendo naturalmente o espaço e isso muitas vezes para uma mulher, que mostra-se mais esforçada. Entendeu quanta coisa se deriva dai?

O problema é que Satanás levou a mulher pelo mesmo caminho que o homem, disse que sua justiça vinha do seu trabalho, e que poderia ser independente assim, e com isso não dar satisfação de nada da sua vida a ninguém. E além disso, que por se esforçar tanto assim merecia suas recompensas e alívios: a imoralidade. Não vemos, neste contexto, Deus, a dependência dEle, o respeito ao marido ou a mulher. Ou ainda aos pais. Não vemos os papéis bíblicos. No Éden o Diabo disse: "faça isso e serão iguais a Deus", e agora diz: "faça mais isso e serão vocês mesmos, independentes e governarão como quiser". O ser humano não dá conta disso; porque não foi criado para tal.

Acredito que muitas famílias precisam se quebrantar e escutar a voz de Deus e ver seus papéis. A mulher precisa rever seu papel também, não apenas ficar na posição de eternamente cobrar. Precisa ter esclarecido pela Palavra os limites. Buscar que Deus conserte. Há homens em casa lavando louça e arrumando o dia todo, e mulheres ganhando o sustento. Claro que existem motivos, tudo bem; claro que existem PERÍODOS; tudo bem. Mas eu digo, embasado na Palavra de Deus, que isso está errado se ficar como papel definido. Mas ambos precisam de Jesus para mudar. O Evangelho não veio trazer algo diferente, mas a originalidade da Palavra de Deus, é o resgate dos Seus planos.

Não, não existe um padrão onde todos fazem do mesmo jeito e está tudo certo. Há um Deus que deu Sua Palavra e enviou Seu espírito e quer colocar-nos para andar em Seus caminhos e cumprir Seus propósitos individuais ao mesmo tempo.

Comecei falando da mulher e agora entro um pouco no homem e na vida famíliar, mas não fujo do assunto deste post, pois não existe mulher sozinha e isolada, nos planos de Deus, mas ela foi criada para o homem e quando se fala dela, fala-se dele.

Toda mulher quer ser reconhecida e cuidada, e assim é o certo. Muitos dos problemas vindos do feminismo vieram em função da ausência desse ato, na minha visão. Mas há outros também. Contudo, a questão agora é resolver a situação presente e rumar para novos futuros em Deus.

Claro que há mais coisas a serem ditas, e nem tudo o que foi colocado é o todo que se pensa sobre o assunto (é bom dizer isso, pois não é fácil escrever para mulheres também. Hehe).

Bom, desejo de coração um feliz Dia das Mulheres, a todas vocês!

Feliz dia da mulher a você, minha mulher, Andréa; especial e presente de Deus. Criada sob medida para mim. Que Cristo, o meu cabeça, possa me ajudar a cuidar de você.

Eu te amo!

Comentários

  1. parabens pastor Leandro Deus continue te usando com palavras tao edificantes.
    Pr. Daniel Silva - Uberlandia - MG

    ResponderExcluir
  2. Pastor Daniel, primeiro obrigado por sua visita. E tb por seu comentário, Soli Deo Gloria!
    Por favor, ajude a divulgar!
    Grande abraço, Leandro.

    ResponderExcluir
  3. Li seu comentario, indicado por uma amiga e dou meu testemunhode que um bom tempo trbalhei fora e deixei meus filhos sozinhos em casa, eu e meu marido nos firmamos na fé e hje trabalho em casa, perto dos meus filhos e quem traz o maior sustento p casa é meu marido, no cmoeço não foi facil, sempre trabalhei fora desde solteira, mas o Senhor vai nos moldando e hoje posso dizer que sou muito feliz, o Senhor tem me recompesnado nos minimos detalhes......e se isso pode ajudar alguem, ou alguma mae, cuide de seus filhos, eles saõ presentre de Deus, cuide de seu marido, poruqe o marido que ama a Jesus vai te fazer a mulher mais faliz deste mundo......a paz p todos......

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, (Ateliê Preciosa Alta Costura)! Seu testemunho é muito valiosos pois mostra que você está cuidando de sua família, mas as mesmo tempo exercendo seus dons e capacidades. Sua história e de seu marido foi em sucedida, até pelo o que você comentou "...o Senhor vai nos moldando...", vcs O incluiram no processo e ai está o segredo, Ele é o autor da vida, e é o Pai que ajuda a vivê-lA segundo a Escritura que Ele revelou. Obrigado por nos edificar. A paz, fiquem com Deus!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente :) !

Obs.: Caso você tenha dificuldade em publicar seu comentário, verifique o campo Comentar como e selecione Anônimo. Depois, faça seu comentário e assine no final. Pronto! É só aguardar a publicação dele, o que normalmente faço em até 24h.

Postagens mais visitadas deste blog

A experiência de continuar sendo salvo

Convido você a assistir este vídeo onde exponho a mensagem bíblica: "A experiência de continuar sendo salvo".



Gostou do vídeo? Compartilhe no Facebook, no Twitter e nas demais plataformas usando a ferramenta abaixo. Sugira novos temas. Deixe seu comentário abaixo.

FORMATURA CASADOS PARA SEMPRE - Turma IBMA 2012 / 1º Semestre

O Curso "Casados para sempre" tem alcançado pessoas ao redor do mundo todo com uma visão bíblica sobre casamento.
No dia 03 de junho de 2012 tivemos a formatura da primeira turma da Igreja Batista Maysa I, pela graça e bençãos de Deus.

A formatura aconteceu no culto de domingo a noite, e o pastor nos repassou a direção do mesmo, assim fizemos um culto das famílias para Deus. O Senhor nos abençoou com uma Palavra edificante e profunda, confirmando cada vez a suficiência da Bíblia em fornecer toda a direção necessária para a vida humana, sobretudo familiar, por meio da fé em Jesus Cristo, com a ação do Espírito Santo, pela graça de Deus.

Os casais tiveram o momento de testemunhar e cada cônjuge falou aquilo que Deus fez nas suas vidas, o que começou e está continuando. Falaram das aulas que mais gostaram e incentivaram, de livre vontade, os presentes a fazerem o Casados para Sempre. Todos os testemunhos, sem exceção, foram sinceros e demonstraram aquilo que Deus operou por mei…

GRANDES projetos, mas sem DEUS (Julio Oliveira Sanches)

Na vida diária temos muitos detalhes que fazem a diferença para os sucessos que desejamos (no sentido de objetivos serem atingidos). Escrevendo para O Jornal Batista (Ano CXIII, Edição 10), o pastor Julio Oliveira Sanches comentou acerca de grandes projetos que essa era tem feito, mas excluindo Deus, e, portanto, as consequencias colhidas. Preste muita atenção nas suas colocações, pois foi exatamente o que me fez escolher este artigo para a semana. Os destaques são meus. Confira na íntegra abaixo:

Faz parte da natureza corrompida pelo pecado "sonhar” grandes projetos para Deus, mas sem respaldo da aprovação divina. Uma tentativa de comprar os favores divinos e compensar os pecados não confessados e não perdoados. Deus não é consultado, tampouco participa da elaboração e execução das megalomanias humanas. O nome de Deus é citado como fetiche aprovador das maluquices humanas. Cabe a Deus dar a aprovação final com suas bênçãos para que o sucesso alimente os egos desequilibrados dos q…