Pular para o conteúdo principal

LISTAS PARA O ANO-NOVO!

Por Jôer Corrêa Batista
Faça a sua lista de coisas para fazer este ano. Vale qualquer coisa, pôr ordem naquele armário ou estante completamente “bagunçado” ou pôr em ordem a vida, igualmente em caos. Faça uma lista de coisas para dizer (ou talvez para não dizer). Inclua aquele pedido de perdão ou aquela manifestação de carinho tantas vezes abandonada. Faça, também, uma lista de coisas para comprar no ano. Seja um sonho de consumo (uma vez que consumimos tudo, inclusive a fé), seja uma necessidade básica. Ponha no papel, planeje, ouse e sonhe. Faça sua lista de pessoas para visitar. Lembre-se dos compromissos assumidos e das promessas feitas, e então os cumpra. Enfim, faça as suas listas, quantas quiser e precisar, mas não se esqueça de incluir em todas elas a Bíblia, ou melhor, a leitura dela.

Não leia a Bíblia por obrigação, pois a Bíblia não deve ser lida como um mero livro didático, daqueles que lemos por puro dever e sem prazer algum. Mesmo que tenha feito um plano ou compromisso consigo mesmo para ler a Bíblia toda em um ano, não leia simplesmente para cumprir seu projeto. Não leia por constrangimento, envergonhado quando lhe perguntam se já leu a Bíblia toda ou se a lê todos os dias. Todos esses sentimentos são justos, mas lembre-se do que o SENHOR disse ao profeta Ezequiel: “ De fato, para eles você não é nada mais que um cantor que entoa cânticos de amor com uma bela voz e que sabe tocar um instrumento, pois eles ouvem as suas palavras, mas não as põem em prática”. (Ez. 33:32 NVI). É possível ler a Bíblia como entretenimento, é possível lê-la de maneira inconseqüente.

Não leia a Bíblia sem refletir, sem meditar, sem digerir. Ler a Bíblica regularmente é um excelente hábito, mas não é um fim de si mesmo. É necessário entender para quê lemos a Bíblia. Sendo ela a Palavra de Deus e, portanto, a revelação de Sua vontade, devemos ler para conhecer, ler para interpretá-la e aplicá-la. Neste caso, uma pequena porção lida e pacientemente refletida, vale mais que muitos capítulos devorados como fast-food. Não é sem razão que o profeta Jeremias a descreve como alimento para a alma: “Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos” (Jr. 5:16).

Faça as suas listas para este ano, e que no topo delas esteja a leitura da Bíblia. Inicie o ano fazendo dieta, praticando exercícios físicos, estudando em um novo curso, mas não se esqueça: leia a Bíblia. Comprove em sua vida que ela restaura a alma, dá sabedoria até aos mais simples, que ela alegra o coração e ilumina os olhos (Salmo 19:7,8). Considere que ela é útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a educação na justiça. É ela que nos habilita para praticarmos boas obras (2 Tm 3:16,17). Leia atentamente, leia com prazer, mas não leia apenas, pratique-a, aplique-a, viva a sua mensagem certos que “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha”. Mt. 7:24).

Rev. Jôer Corrêa Batista – 1ª Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO

Se desejar, segue um link para um plano de leitura da Palavra, que você pode imprimir tabelas por bimestre, colocar na sua Bíblia e riscar a cada dia a leitura feita: www.vivos.com.br/176.htm.

Este texto foi escrito originalmente para o Reveillon de 2008/2009, mas eu gostei tanto que resolvi aproveitá-lo novamente, posto que remete a um "ritual", uma tradição que deve ser seguida pelos evangélicos todos os reveillons - este preparo para a leitura e obediência da Palavra do Senhor - frente às tradições pagãs e cegas do presente mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A experiência de continuar sendo salvo

Convido você a assistir este vídeo onde exponho a mensagem bíblica: "A experiência de continuar sendo salvo".



Gostou do vídeo? Compartilhe no Facebook, no Twitter e nas demais plataformas usando a ferramenta abaixo. Sugira novos temas. Deixe seu comentário abaixo.

FORMATURA CASADOS PARA SEMPRE - Turma IBMA 2012 / 1º Semestre

O Curso "Casados para sempre" tem alcançado pessoas ao redor do mundo todo com uma visão bíblica sobre casamento.
No dia 03 de junho de 2012 tivemos a formatura da primeira turma da Igreja Batista Maysa I, pela graça e bençãos de Deus.

A formatura aconteceu no culto de domingo a noite, e o pastor nos repassou a direção do mesmo, assim fizemos um culto das famílias para Deus. O Senhor nos abençoou com uma Palavra edificante e profunda, confirmando cada vez a suficiência da Bíblia em fornecer toda a direção necessária para a vida humana, sobretudo familiar, por meio da fé em Jesus Cristo, com a ação do Espírito Santo, pela graça de Deus.

Os casais tiveram o momento de testemunhar e cada cônjuge falou aquilo que Deus fez nas suas vidas, o que começou e está continuando. Falaram das aulas que mais gostaram e incentivaram, de livre vontade, os presentes a fazerem o Casados para Sempre. Todos os testemunhos, sem exceção, foram sinceros e demonstraram aquilo que Deus operou por mei…

GRANDES projetos, mas sem DEUS (Julio Oliveira Sanches)

Na vida diária temos muitos detalhes que fazem a diferença para os sucessos que desejamos (no sentido de objetivos serem atingidos). Escrevendo para O Jornal Batista (Ano CXIII, Edição 10), o pastor Julio Oliveira Sanches comentou acerca de grandes projetos que essa era tem feito, mas excluindo Deus, e, portanto, as consequencias colhidas. Preste muita atenção nas suas colocações, pois foi exatamente o que me fez escolher este artigo para a semana. Os destaques são meus. Confira na íntegra abaixo:

Faz parte da natureza corrompida pelo pecado "sonhar” grandes projetos para Deus, mas sem respaldo da aprovação divina. Uma tentativa de comprar os favores divinos e compensar os pecados não confessados e não perdoados. Deus não é consultado, tampouco participa da elaboração e execução das megalomanias humanas. O nome de Deus é citado como fetiche aprovador das maluquices humanas. Cabe a Deus dar a aprovação final com suas bênçãos para que o sucesso alimente os egos desequilibrados dos q…