Pular para o conteúdo principal

Supertições


Escrevi para um site na época em que ocorreu a notícia, e agora coloco no meu blog. O fato envolvido e a então possível reflexão valem a pena de ser observados sempre. Segue abaixo:


"Tenho várias outras superstições que, se fosse contar, a gente não sairia daqui. Mas o principal é fazer tudo direitinho para sentar no carro e se sentir bem", Felipe Massa, portal G1.

"Partindo eu para a Macedônia, roguei-lhe que permanecesse em Éfeso para ordenar a certas pessoas que não mais ensinem doutrinas falsas, e que deixem de dar atenção a mitos e genealogias intermináveis, que causam controvérsias em vez de promoverem a obra de Deus, que é pela fé", Paulo, 1 Timóteo 1.3-4

Uma preocupação constante que vemos no Novo Testamento é com as pessoas, para o ser humano não ser enganado "o objetivo desta instrução é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera" 1 Tm 1.5.

Essa ainda deve ser uma preocupação nos dias de hoje, pois o ser humano para Deus vale tanto quanto valia na época do Novo Testamento e sempre continuará valendo.

O portal G1 de notícias, da globo.com, publicou em 21 de outubro de 2008 que o piloto Felipe Massa anunciou rituais superticiosos que cumprirá mais uma vez, antes de entrar no carro para o treino de classificação no próximo dia de 02 novembro de 2008, em Interlagos.

"Tenho uma superstição com a cueca, que é a mesma no sábado e no domingo. Vai ser ela de novo. Tenho várias outras superstições que, se fosse contar, a gente não sairia daqui. Mas o principal éfazer tudo direitinho para sentar no carro e se sentir bem", explica Massa.

Destacamos estes dois comentário do atleta: "fazer tudo direitinho" e "se sentir bem". Parece que a alma humana descansa apenas quando cumpre certos rituais, depositando em tais atividades a confiança para ter o sentimento de paz e tranquilidade. Pela falta do conhecimento correto de Deus, as pessoas buscam até em si a satisfação de suas necessidades de segurança e apoio.

Mas o que Paulo diz à Felipe Massa e a todos nós que estes mitos não promovem a obra de Deus, que é pela fé. A fé é para chegar à segurança que a alma tem buscado em rituais, doutrinas erradas e mitos. A fé tem propósitos nobres para a alma do ser humano. No livro de Hebreus no mesmo Novo Testamento vemos o quanto as pessoas se superaram, progrediram e descobriram a direção de Deus para suas vidas pela fé (Capítulo 11 de Hebreus). Mas existem muitos erros, e as pessoas não estão alcançando esse desenvolvimento e descobrindo o propósito de Deus para suas vidas porque não se propaga a fé.

Contudo, Deus ama as pessoas, e este exemplo dEle nós devemos seguir, por sermos Sua imagem e semelhança, e levar a elas o ensino da fé, e bíblica. A Bíblia é um livro fantástico que só pode ajudar a humanidade, entregando a direção e a paz, para tanto basta lê-la e estudá-la, sem complicações, mas com propósito de buscar as necessidades de nosso coração e respostas para nossa mente, que também vem pela fé (Hebreus 11.3).

A matéria do G1 ainda diz que "Massa também comentou o fato de Lewis Hamilton, líder da competição com 94 pontos, ter procurado a ajuda do paranormal Uri Geller para não perder o título do campeonato, como aconteceu no ano passado", e este comentário deixa transparecer que em todos os meios onde exista muita cobrança do ser humano ser infalível e sair vitoriodo a busca por algo a mais em si mesmo (sejam nos rituais como o exemplo de Massa) ou no externo (como no caso de Hamilton) é mais evidente, o que prova também a necessidade que está no homem: algo mais forte além dele para seus próprios propósitos na terra.

Este algo é na verdade alguém, Deus, na pessoa do Seu Filho Jesus Cristo. O conhecimento mais profundo dEle foi revelado na Bíblia Sagrada, e é no conteúdo que trás que Massa e Hamilton, personalidades inteligentes, podem encontrar o que buscam de fato. Naturalmente não duvidamos da competência, dedicação e treinamento dos corredores, cremos que esta busca é apenas aquela da raça humana: segurança e certeza. A afirmação de Massa, quando explica que a supertição (dele) e a busca paranormal (de Hamilton) não ajuda na corrida, apenas dá "tranquilidade", reforça isso, contudo tal sentimento que é aparentemente conquistado, como não é pela verdade (Deus), causa prejuízo ao homem, por isso devemos falar da fé, pois alguns fazem porque não conhecem Jesus Cristo.

Estamos todos apenas buscando segurança para nossas almas e para tanto Paulo apela para a fé, no Jesus que pregava, que é o mesmo ontem, hoje e eternamente o Qual podemos contar para nos tornar seguros e prontos para vida, seja correndo de carro ou vivendo cada um seu cotidiano com suas necessidades em particular. Conte com Ele.

Fonte de artigo e imagem: Portal G1 , acesso em 21 out 2008.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A experiência de continuar sendo salvo

Convido você a assistir este vídeo onde exponho a mensagem bíblica: "A experiência de continuar sendo salvo".



Gostou do vídeo? Compartilhe no Facebook, no Twitter e nas demais plataformas usando a ferramenta abaixo. Sugira novos temas. Deixe seu comentário abaixo.

FORMATURA CASADOS PARA SEMPRE - Turma IBMA 2012 / 1º Semestre

O Curso "Casados para sempre" tem alcançado pessoas ao redor do mundo todo com uma visão bíblica sobre casamento.
No dia 03 de junho de 2012 tivemos a formatura da primeira turma da Igreja Batista Maysa I, pela graça e bençãos de Deus.

A formatura aconteceu no culto de domingo a noite, e o pastor nos repassou a direção do mesmo, assim fizemos um culto das famílias para Deus. O Senhor nos abençoou com uma Palavra edificante e profunda, confirmando cada vez a suficiência da Bíblia em fornecer toda a direção necessária para a vida humana, sobretudo familiar, por meio da fé em Jesus Cristo, com a ação do Espírito Santo, pela graça de Deus.

Os casais tiveram o momento de testemunhar e cada cônjuge falou aquilo que Deus fez nas suas vidas, o que começou e está continuando. Falaram das aulas que mais gostaram e incentivaram, de livre vontade, os presentes a fazerem o Casados para Sempre. Todos os testemunhos, sem exceção, foram sinceros e demonstraram aquilo que Deus operou por mei…

GRANDES projetos, mas sem DEUS (Julio Oliveira Sanches)

Na vida diária temos muitos detalhes que fazem a diferença para os sucessos que desejamos (no sentido de objetivos serem atingidos). Escrevendo para O Jornal Batista (Ano CXIII, Edição 10), o pastor Julio Oliveira Sanches comentou acerca de grandes projetos que essa era tem feito, mas excluindo Deus, e, portanto, as consequencias colhidas. Preste muita atenção nas suas colocações, pois foi exatamente o que me fez escolher este artigo para a semana. Os destaques são meus. Confira na íntegra abaixo:

Faz parte da natureza corrompida pelo pecado "sonhar” grandes projetos para Deus, mas sem respaldo da aprovação divina. Uma tentativa de comprar os favores divinos e compensar os pecados não confessados e não perdoados. Deus não é consultado, tampouco participa da elaboração e execução das megalomanias humanas. O nome de Deus é citado como fetiche aprovador das maluquices humanas. Cabe a Deus dar a aprovação final com suas bênçãos para que o sucesso alimente os egos desequilibrados dos q…