Pular para o conteúdo principal

Dependência Total de Cristo


Por Davi Luan


"sem mim nada podeis fazer" (Jo 15:5)



Creio que dentre todos os textos das Escrituras, nenhum fala da dependência de Cristo tão explicitamente quanto este. A afirmação é incontestável, não deixa brechas para contornos ou distorções: dependemos absolutamente de Jesus Cristo.

Viemos a nos arrepender de nossos pecados e crer em Jesus para sermos salvos? Sim! Nós fizemos isso, contudo, sem Cristo, jamais o teríamos feito. Ou algum de vocês imagina que pecadores completamente mortos e alienados de Deus teriam tal capacidade? Jamais, pois "ninguém pode vir a mim [Jesus], se o Pai que me enviou não o trouxer" (Jo 6:44). Nenhum homem é capaz de dar um passo sequer em direção a Cristo, devido ao seu estado de pecaminosidade e miséria espiritual, no qual todos se encontram. É necessária uma obra sobrenatural e divina no coração do pecador, concedendo-lhe soberanamente arrependimento e fé. Quando alguém se volta para Jesus, é devido ao fato que o próprio Jesus graciosamente concedeu-lhe vida, "pois, assim como o Pai ressuscita os mortos, e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer" (Jo 5:21).

Estamos perseverando na fé e crescendo em santidade? Sim! Temos feito isso, contudo, sem Cristo, já estaríamos totalmente desviados há muito tempo! Ah, como vivemos em um mundo tenebroso, sedutor, cheio de enganos e pecados! Se o Senhor não mantivesse o nosso coração firmado, será que conseguiríamos nos manter de pé? É certo que não, pois "enganoso é o coração" (Jr 17:9). É Deus quem nos santifica e nos mantém no caminho da vida, como Ele próprio prometeu: "porei o meu temor nos seus corações, para que nunca se apartem de mim" (Jr 32:40). O apóstolo Paulo entendeu isto e nos mostrou que, apesar de nosso esforço na santificação, é Deus quem cria em nós o desejo e a capacidade de nos santificarmos: "operai a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade" (Fp 2:12-13). Por fim, há a garantia bendita de nosso Salvador, que disse: "Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia." (Jo 6:38-39).

Poderíamos continuar e fazermos uma lista mais completa. Temos conhecido a Deus em Sua Palavra cada vez mais profundamente? Estamos aprendendo a amar o nosso próximo ardentemente? Temos exercido nossos ministérios com excelência? Nos dedicamos com fervor à uma vida de oração comprometida? Sem Cristo, nada disso poderíamos fazer.

Jesus, somente Ele, é a fonte de toda graça e benção espiritual. Todos os tesouros eternos de Deus estão nEle, estando disponíveis a nós pela fé, por causa do Seu sangue precioso vertido na cruz em nosso favor. Oh crente, sem Cristo você nada é, nada pode fazer, mas também saiba que com Cristo você é muito, e na Sua força você também pode fazer muitas coisas para Sua glória. Sem Cristo, nada; com Cristo, "tudo é vosso" (1 Co 3:22) e "tudo podeis" (Fp 4:13).



"Pai querido! Imploramos que nos ensine que, sem Cristo, nada podemos fazer. Que esta verdade esteja cravada em nosso coração e nos leve a um estado de humilhação perante Sua face, onde nos alegramos profundamente em sermos nada para que o Senhor seja, de fato, tudo em nossas vidas. Que esta humildade alegre tome conta de nós e expurgue toda soberba espiritual. Da mesma forma, que também reconheçamos que somente mediante Cristo temos acesso a todas as dádivas celestiais, e Sua força nos capacita a glorificar Seu nome neste mundo. Aprofunda em nós o senso de dependência e união com Cristo! Em nome de Jesus, amém!"
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A experiência de continuar sendo salvo

Convido você a assistir este vídeo onde exponho a mensagem bíblica: "A experiência de continuar sendo salvo".



Gostou do vídeo? Compartilhe no Facebook, no Twitter e nas demais plataformas usando a ferramenta abaixo. Sugira novos temas. Deixe seu comentário abaixo.

FORMATURA CASADOS PARA SEMPRE - Turma IBMA 2012 / 1º Semestre

O Curso "Casados para sempre" tem alcançado pessoas ao redor do mundo todo com uma visão bíblica sobre casamento.
No dia 03 de junho de 2012 tivemos a formatura da primeira turma da Igreja Batista Maysa I, pela graça e bençãos de Deus.

A formatura aconteceu no culto de domingo a noite, e o pastor nos repassou a direção do mesmo, assim fizemos um culto das famílias para Deus. O Senhor nos abençoou com uma Palavra edificante e profunda, confirmando cada vez a suficiência da Bíblia em fornecer toda a direção necessária para a vida humana, sobretudo familiar, por meio da fé em Jesus Cristo, com a ação do Espírito Santo, pela graça de Deus.

Os casais tiveram o momento de testemunhar e cada cônjuge falou aquilo que Deus fez nas suas vidas, o que começou e está continuando. Falaram das aulas que mais gostaram e incentivaram, de livre vontade, os presentes a fazerem o Casados para Sempre. Todos os testemunhos, sem exceção, foram sinceros e demonstraram aquilo que Deus operou por mei…

GRANDES projetos, mas sem DEUS (Julio Oliveira Sanches)

Na vida diária temos muitos detalhes que fazem a diferença para os sucessos que desejamos (no sentido de objetivos serem atingidos). Escrevendo para O Jornal Batista (Ano CXIII, Edição 10), o pastor Julio Oliveira Sanches comentou acerca de grandes projetos que essa era tem feito, mas excluindo Deus, e, portanto, as consequencias colhidas. Preste muita atenção nas suas colocações, pois foi exatamente o que me fez escolher este artigo para a semana. Os destaques são meus. Confira na íntegra abaixo:

Faz parte da natureza corrompida pelo pecado "sonhar” grandes projetos para Deus, mas sem respaldo da aprovação divina. Uma tentativa de comprar os favores divinos e compensar os pecados não confessados e não perdoados. Deus não é consultado, tampouco participa da elaboração e execução das megalomanias humanas. O nome de Deus é citado como fetiche aprovador das maluquices humanas. Cabe a Deus dar a aprovação final com suas bênçãos para que o sucesso alimente os egos desequilibrados dos q…