Pular para o conteúdo principal

PENSE CORAGEM

O medo é uma perturbação resultante da idéia de um perigo real ou aparente, uma apreensão. É o receio de ofender alguém, de causar algum mau ou de ser desagradável. Aparente é algo cujo aspecto não corresponde a realidade (Dicionário Michaelis). Assim, não são poucas vezes que podemos atribuir o medo à mentira, portanto a satanás, o pai das mentiras. Mas o medo pode ser também por algo real, de um perigo que é a situação que pronuncia um mal.
Jesus veio à Terra para nos ensinar sobre todas as coisas, razão de Ele ser chamado de Mestre. Mas é possível que você diga “Ah, tudo bem, você não vai querer dizer que Jesus teve medo”. Ele teve mais: “E tomou consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, e começou a ter pavor, e a angustiar-se.” Marcos 14.33. O pavor é um grande medo, numa definição rápida e simples. Mas que isso não abale a sua fé, “Pois convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados” Hebreus 2.17. Isso deve edificar a sua fé, Ele sentiu medo porque o medo é uma fraqueza humana e se Ele não sentisse não seria semelhante em tudo, assim a Escritura não seria Escritura, e hoje quando nos vê com medo Ele pode encorajar, porque passou por isso, como vemos no relato acima de Marcos 14.33. Não é legal dizer que temos medo, não pega bem, mas se Cristo foi tomado de pavor, não seremos nós que iremos negar. O homem lhe condena se você admite ter medo, Cristo é misericordioso e fiel.
Mas a Escritura não conta apenas o medo dEle, mas como Ele lidou com isso e é aqui por fim que eu quero chegar. Na passagem de Marcos 14 vemos Jesus retirando-se para orar. De fato em tudo Ele se fez semelhante a nós, porque quando sentimos medo vamos para o quarto orar, só que pelo relato vemos que não adiantou muito, e vemos Ele saindo da oração, e depois voltando, Ele volta e ora a mesma coisa e assim vai... (você se reconhece aqui? :) ). Mas chega um momento que Ele pára, pensa, raciocina sobre tudo o que lhe afligia e conclui que a solução naquele momento não era orar. Não subestimando a oração, mas às vezes acontece de a usarmos apenas como uma fuga. Jesus entendeu que Ele não avançaria se não enfrentasse aquilo, se não agisse se Ele não fizesse algo. “E voltou terceira vez, e disse-lhes: Dormi agora, e descansai. BASTA; é chegada a hora. Eis que o Filho do homem vai ser entregue nas mãos dos pecadores.” Marcos 14.41. Primeiro Ele viu que estava sozinho nessa, todos dormiam, e que precisava fazer Ele mesmo algo. Depois O vemos dando um basta! Ele teve coragem e superou o medo. Uma lição: não tenha coragem apenas no coração, mas na MENTE também, chegue à conclusões de coragem, tenha pensamentos de coragem, uma razão corajosa, não medrosa. Mesmo que você comece gaguejando, tremendo, sei lá, mas vá e faça, isso passa e você vai ver que quando começar é possível. f
aça assim: PENSE NO EXEMPLO DELE NA HORA EM QUE VOCÊ TIVER QUE ENFRENTAR UM GIGANTE, guie sua mente com calma para o que Ele fez no exato em que agir e precisar de coragem para superar o medo, e seja feliz.

Comentários

  1. Irmão Leandro, a paz do Senhor!

    Estava lendo o BLOG do pb. Valdinei Gandra e me deparei com o seu BLOG.

    Fiz o curso de grego com você na Refidim, lembra?. Infelizmente não terminei, mas tenho certeza que um dia terei outra oportunidade.

    Deus o abençoe grandemente!
    Vitor Hugo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente :) !

Obs.: Caso você tenha dificuldade em publicar seu comentário, verifique o campo Comentar como e selecione Anônimo. Depois, faça seu comentário e assine no final. Pronto! É só aguardar a publicação dele, o que normalmente faço em até 24h.

Postagens mais visitadas deste blog

A experiência de continuar sendo salvo

Convido você a assistir este vídeo onde exponho a mensagem bíblica: "A experiência de continuar sendo salvo".



Gostou do vídeo? Compartilhe no Facebook, no Twitter e nas demais plataformas usando a ferramenta abaixo. Sugira novos temas. Deixe seu comentário abaixo.

FORMATURA CASADOS PARA SEMPRE - Turma IBMA 2012 / 1º Semestre

O Curso "Casados para sempre" tem alcançado pessoas ao redor do mundo todo com uma visão bíblica sobre casamento.
No dia 03 de junho de 2012 tivemos a formatura da primeira turma da Igreja Batista Maysa I, pela graça e bençãos de Deus.

A formatura aconteceu no culto de domingo a noite, e o pastor nos repassou a direção do mesmo, assim fizemos um culto das famílias para Deus. O Senhor nos abençoou com uma Palavra edificante e profunda, confirmando cada vez a suficiência da Bíblia em fornecer toda a direção necessária para a vida humana, sobretudo familiar, por meio da fé em Jesus Cristo, com a ação do Espírito Santo, pela graça de Deus.

Os casais tiveram o momento de testemunhar e cada cônjuge falou aquilo que Deus fez nas suas vidas, o que começou e está continuando. Falaram das aulas que mais gostaram e incentivaram, de livre vontade, os presentes a fazerem o Casados para Sempre. Todos os testemunhos, sem exceção, foram sinceros e demonstraram aquilo que Deus operou por mei…

GRANDES projetos, mas sem DEUS (Julio Oliveira Sanches)

Na vida diária temos muitos detalhes que fazem a diferença para os sucessos que desejamos (no sentido de objetivos serem atingidos). Escrevendo para O Jornal Batista (Ano CXIII, Edição 10), o pastor Julio Oliveira Sanches comentou acerca de grandes projetos que essa era tem feito, mas excluindo Deus, e, portanto, as consequencias colhidas. Preste muita atenção nas suas colocações, pois foi exatamente o que me fez escolher este artigo para a semana. Os destaques são meus. Confira na íntegra abaixo:

Faz parte da natureza corrompida pelo pecado "sonhar” grandes projetos para Deus, mas sem respaldo da aprovação divina. Uma tentativa de comprar os favores divinos e compensar os pecados não confessados e não perdoados. Deus não é consultado, tampouco participa da elaboração e execução das megalomanias humanas. O nome de Deus é citado como fetiche aprovador das maluquices humanas. Cabe a Deus dar a aprovação final com suas bênçãos para que o sucesso alimente os egos desequilibrados dos q…